11:50 | 26/07/2017

Marketing Digital e seus pilares

Uma área de grande importância nos mais variados setores

Hoje em dia o marketing no geral tem vários pilares que o sustentam, e se faz ainda uma área de grande importância nos mais variados setores. Com o avanço da internet e cada vez mais a dependência por parte dos consumidores, o marketing “comum” teve que se adaptar à nova demanda e dar uma repaginada no seu formato. Passamos do e-mail marketing e caminhamos para o marketing digital. Não importa se a sua empresa é de pequeno porte, médio ou grande, o tão falado marketing digital é o que vai mudar a visão de como a sua empresa é vista e trazer resultados benéficos em todos os sentidos.

Fonte: Shutterstock

Fazer marketing digital, é conquistar para sua empresa uma presença digital forte e significativa. Em resumo é expor os seus serviços, seus produtos por meio de mídias digitais. O resultado é atrair novos clientes é sair da sua zona de conforto com o público que a sua empresa já está acostumada.

O marketing digital surgiu por conta de uma necessidade de público, que não se contentava mais com as propagandas comuns dos veículos de comunicação. São consumidores que se tornaram cada vez mais exigentes e poucos previsíveis. O marketing digital atrai esse novo perfil de público, e desperta a curiosidade dos clientes que já são seus consumidores.

Realizar um plano de marketing digital requer criatividade, e atenção para identificar qual a verdadeira necessidade do seu serviço ou produto. Depois disso o planejamento pode ter algumas mudanças de percurso no meio do caminho, mas com visão e proposta clara da sua empresa, isso fica fácil de ser resolvido.

Bons resultados do marketing digital começa pelo conhecimento do seu público alvo. Você pode optar por ter um sistema por exemplo de banco de dados  de B.I e CRM, e coletar as informações de seus clientes traçando o perfil do seu consumidor, e assim saber o que de fato vamos produzir para o marketing digital. Não basta saber o perfil, é bom imaginar quais são as características do público divididas em grupo, os quais sua empresa deseja atingir. É fundamental ter em mente qual o objetivo do plano de marketing digital. Se é divulgar um único produto ou um serviço, e conhecer cada um deles detalhadamente. Não existe nada mais inapropriado do que um “vendedor” ter dúvidas e não confiar no que está oferecendo. A dica é enxergar um pouco a frente e ter em mente os objetivos e resultados que possam ser de fato concretizados, palpáveis.

Chegamos há um ponto crucial, a definição das mídias sociais. Com tantas ferramentas disponíveis fica difícil escolher uma só, por isso  escolher com atenção é tão importante. Mas, calma! Por ter o seu público alvo traçado, e o perfil dos seus grupos de consumidores, já é meio caminho andado.  Nessa altura você já conseguiu saber quais são as redes sociais mais usadas pelos seus consumidores e todo o conteúdo produzido pela sua empresa, tem que estar vinculados com blog, ou site do seu negócio que cabem com todo o planejamento do marketing digital. Falando nisso, é importante ter um site, um blog atraentes e otimizá-los com técnicas de SEO (mecanismos de busca), e anunciar em mídias sociais e links patrocinados.

Caso a sua empresa não tenha profissionais qualificados que analisem e acompanhem os resultados, você pode se enganar ao colocar qualquer outra pessoa responsável para essa missão. Toda a proposta e ação do marketing digital é que tudo isso pode ser monitorados por exemplo através do web Analytics (visualiza o número de visitantes dentro do site, quais páginas foram mais visitadas, quanto tempo os visitantes ficaram nas páginas, qual a fonte desse tráfego, links patrocinados, busca orgânicas).

Esses são alguns dos tipos de monitoramento de resultados que você consegue obter, mas dependendo do foco da ação do seu marketing digital, utilizar uma ou duas mensurações de resultados já são suficientes.

Fonte: Endeavor Brasil.