11:30 | 26/07/2017

Como o LinkedIn pode ajudar uma empresa?

Logo que houve o lançamento do LinkedIn em 2003, a ferramenta era apenas utilizada para incluir currículos e procurar vagas de emprego

Logo que houve o lançamento do LinkedIn em 2003, a ferramenta era apenas utilizada para incluir currículos e procurar vagas de emprego pela internet. Com funcionalidades restritas, a plataforma teve que acompanhar o avanço de outras ferramentas que haviam o mesmo propósito na época e sem dúvida alguma, as necessidades que surgiam com as transformações que ocorreram de lá pra cá, como por exemplo, o acesso das pessoas a internet em tempo integral e nas palmas das mãos.

Fonte: inc com

Ferramentas de relacionamentos cresceram de uma forma absurda e tomaram proporções gigantescas em que o meio ao caos da correria do dia a dia, ainda achamos tempo para bater papo por uma delas, postar fotos, vídeos, comentar e compartilhar. E é super comum as pessoas participarem de mais de uma rede social. Mas, diferente do facebook e do twitter, o LinkedIn, se tornou uma plataforma líder em relacionamento, mas focado para os negócios.

- Mais de dois usuários se conectam no Linkedin por segundo;

- Existem mais de 40 milhões de estudantes e profissionais recém-graduados na rede;

- Alcance em mais de 200 países;

- 41% são feitos através de dispositivos móveis;

- 81% de profissionais de marketing realizam lançamentos de novos produtos no Linkedin.

Com esses dados conseguimos ter uma noção do uso e da importância dessa ferramenta no mundo corporativo.

A sua empresa pode se destacar em vendas, divulgação de um novo produto, serviço, dispositivos de marketing, networking, qualquer tipo de novidade e até mesmo, conhecimento de concorrentes do seu mesmo nicho de mercado. Mas, para tudo isso trazer resultados e visão do seu negócio, é importante e fundamental criar um perfil adequado.

É comum observarmos que o perfil de algumas empresas cometem certos equívocos, o que pode ocasionar algum tipo de consequência negativa, por isso com algumas dicas e bom senso dos administradores da página, o seu LinkedIn vai ser um grande aliado.

Comece criando sua página da empresa no LinkedIn é bem simples. Basta ir no Menu, selecionar Interesses/Empresas e clicar em Adicionar empresa. Daí por diante é preencher todos os campos e o maior cuidado que você tem que ter nessa hora, é de não desviar do propósito e do foco da sua empresa. É bacana deixar claro os valores e os objetivos da sua instituição. Esse é um dos primeiros critérios observados por quem está conectado na ferramenta, pois passa propósito, visão de futuro e responsabilidade. Vale ressaltar que tudo isso depende também do setor da sua empresa, pois pode ser um perfil mais sério ou descontraído. Aí o bom senso entra em jogo.

Fonte: midiatix

Uma dica que pode ser considerada uma das mais significativas, é que o próprio LinkedIn tem sua proposta original, e o perfil da sua empresa tem que estar ajustado a esse propósito. É integrar a sua proposta a proposta da ferramenta, mas sem perder a essência da sua empresa.

Existem alguns pontos na sua página empresarial do LinkedIn, que chama atenção instantânea dos visitantes ou dos seus usuários, como a imagem de capa. Então disponibilize uma imagem que seja apropriada a identidade visual do seu negócio. É uma forma interessante de já se criar uma certa “familiaridade” com o propósito da sua empresa em relação a ferramenta.

Você ainda conta com uma função do LinkedIn que disponibiliza na Página de Empresa a criação de abas adicionais para seus serviços ou produtos, o que facilita o acesso aos visitantes. Podem ser inseridos também recomendações dos seus clientes o que passa a sensação de segurança por quem navega no seu perfil.

Depois que a página já estiver ok, chegou a hora de divulgar seu conteúdo. Faça atualizações regulares, e só publique o que realmente for relevante. É bacana postar conteúdos informativos e que agreguem conhecimento. Incentive seus funcionários a escreverem sobre suas funções, os desafios da profissão, indicação de leitura. Nesse campo, a criatividade é algo a ser trabalhado e explorado.

O LinkedIn também dispõe de um espaço multimídia que você pode disponibilizar conteúdos em vídeos, eBooks, webinars, PDFs e outros materiais. Isso torna sua página muito mais interativa e interessantes aos usuários. Isso gera tráfego de qualidade e você consegue acompanhar a aceitação do posts do seu conteúdo por meio das curtidas, compartilhamentos e comentários.

Tudo isso é a base para você saber o que está tendo uma boa visibilidade e o que pode ser melhorado na sua página. Mantenha o seu perfil empresarial em movimento, explore a ferramenta e fique atento nas novidades que em breve o LinkedIn vai disponibilizar na plataforma.

Fonte: Exame.