13:41 | 27/07/2017

Big Data, mais que uma conexão de dados, uma inteligência para seu negócio

Big data ou “Grandes Dados”, procurando uma tradução mais próxima

Big data ou “Grandes Dados”, procurando uma tradução mais próxima. Exatamente uma quantidade de dados enorme em todas as suas formas, tamanhos, linguagens vindos de todas as áreas da empresa em um só lugar, e convertidos em informações de alto valor para balizar decisões estratégicas e eficazes.
Fonte: shutterstock

Cada vez mais essa ferramenta digital será utilizada pelas empresas, como forma de dinamizar suas operações no dia a dia, sejam elas estruturais, financeiras, administrativas, vendas ou outra que melhore todo o negócio frente ao seu ecossistema.

A estruturação do Big Data, começa a partir de um bom banco de dados, completos, com informações corretas e atualizadas. Por exemplo, se sua equipe de vendas trabalha com um software de gestão de vendas / clientes, porém não atualiza, isso pouco servirá para o desenvolvimento de um sistema de Big Data, pois, não produzirá informações que poderão ser cruzadas e assim resultar em um raciocínio/ inteligência de negócios.

Essa premissa seria um ponto de partida para todos os departamentos da empresa, para que possa haver uma junção de informações definindo cenários atuais e futuros, para correção de rumos ou mudança dos mesmos.

Portanto, quando pensar no desenvolvimento de um sistema de Big Data, faça um bom planejamento e mapeamento de todas as áreas da empresa, bem como, dos seus sistemas de informações. Extrapole a visão de quais informações seriam valiosas para o seu negócio atual e futuro, a partir disso com certeza a implantação de um sistema de Big Data terá grande relevância para sua empresa, podendo ser uma fonte geradora de novos negócios, ideias, produtos e serviços.